EDUCAÇÃO

Um grande desafio na questão da educação na cidade é justamente a carência de vagas nos equipamentos municipais de ensino que atendem crianças até 5 anos e abrangem os Centros de Educação Infantil (CEI) que atendem crianças até 3 anos e 11 meses e Escolas de Educação Infantil (EEI) que atendem crianças de 4 e 5 anos. Há outros pontos que também precisam de atenção como, por exemplo, a capacitação dos agentes de educação e o aumento na oferta de vagas integrais em todos os ciclos. 

fundo parallax

Centro de Educação Infantil (CEI´s)

Meu objetivo é que os CEI´s sejam implantados com maior agilidade, pois esses equipamentos são responsáveis por atender crianças até 3 anos, e nesta faixa etária muitas mães que trabalham fora encontram dificuldades para deixar seus filhos com um adulto responsável ou em creches particulares. A atual gestão da Prefeitura havia planejado a construção de 243 unidades de CEI´s, mas entregaram apenas 38 existindo atualmente mais 54 em construção. 

Escolas de Educação Infantil (EEI´s)

Esses equipamentos municipais de ensino complementam as atividades dos CEI´s e também são fundamentais e possuem um grande papel social. O déficit de unidades também foi um agravante na atual gestão da Prefeitura, pois havia o planejamento de construção de mais 65 unidades, sendo que a Prefeitura entregou 32 e possui 18 ainda em obras.

Há uma grande necessidade de atuação na fiscalização das obras em andamento, bem como a fiscalização sobre a destinação dos recursos para criação de novas unidades e trabalhar para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.