SAÚDE PÚBLICA

Na área da saúde, pretendo dar grande ênfase ao atendimento humanizado nos diversos equipamentos médicos do município, ao tratamento dos usuários de drogas e também prevenção e ação contra as epidemias.

Atendendo a demanda da população da região de Parelheiros por uma melhora na qualidade da saúde, o então Vereador Goulart, apresentou a prefeitura a reinvindicação e intercedeu junto aos órgãos públicos para que as obras do Hospital Geral de Parelheiros se iniciassem. O hospital que tem prevista a sua inauguração para o final de 2016, em sua plena capacidade oferecerá 255 novos leitos. Sem dúvida alguma foi uma grande conquista e pretendo fiscalizar esse equipamento municipal de saúde para que ele seja muito bem administrado e utilizado pela população da Zona Sul.

fundo parallax

Concurso regionalizado e atendimento humanizado

Pretendo propor um concurso regionalizado, pois os equipamentos de saúde que temos atualmente sofrem muito com a falta de profissionais, principalmente nas regiões mais periféricas. São várias as questões que levam os profissionais de saúde a se afastarem desses centros médicos da periferia como, por exemplo, transporte e segurança. Com esse modelo de concurso, os profissionais estarão mais próximos das suas residências, o que facilitará seu acesso ao local de trabalho, que será na região ou local específico para onde ele prestou determinado concurso.

Com a participação da população e do poder público, pretendo atuar por um atendimento mais humanizado nos equipamentos de saúde já disponíveis na cidade. A qualidade do atendimento é garantida quando os quadros de profissionais estão de acordo com a demanda da unidade de saúde. Quero também redobrar a prevenção e os cuidados com a saúde de forma geral e melhorar o atendimento prioritário a idosos, gestantes e crianças. Os equipamentos de saúde, mesmo contando com certa infraestrutura, ainda precisam priorizar e qualificar o atendimento. Tendo todos os equipamentos e materiais necessários os profissionais de saúde terão todas as condições para atuar de maneira mais humanizada, tratando cada caso com a devida atenção e respeito.

Atendimento e tratamento ao usuário de drogas

Como relatei anteriormente no tópico de segurança, o problema com o consumo de drogas é um reflexo dos problemas sociais e afeta a saúde dos usuários, mesmo tendo um trabalho de prevenção ao uso, precisamos assistir melhor os usuários e esse atendimento merece uma atenção especial. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, a dependência de álcool e de todas as substâncias psicoativas está na categoria “transtornos mentais de comportamento” sendo considerada uma doença e como tal precisa de tratamento. Pretendo atuar com uma legislação que permita oferecer e aprimorar os serviços disponíveis pela Prefeitura através da qualificação dos profissionais que atuam nessa área e o melhor aparelhamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para suprirem essa demanda, firmar parcerias com instituições filantrópicas para a construção de centros de tratamento e reabilitação, além de destinar recursos da Prefeitura para criar oportunidades de estudo e trabalho para a inserção dessa população dependente no mercado de trabalho.

fundo parallax

Ações contra epidemias

Legislar no combate à proliferação da Dengue, Chikungunya e outras doenças de maneira mais efetiva para que a população não sofra com os problemas de epidemias que devem se acentuar durante o verão, pois as ações da Prefeitura têm sido paliativas e não refletem na erradicação das doenças, mas apenas no combate parcial e temporário.